Os acolhimentos institucionais são medidas provisórias e excepcionais, sendo efetivadas como
medida de proteção à criança e ao adolescente quando seus direitos foram ameaçados ou
violados por meio de qualquer forma de violência. Entretanto, algumas pesquisas indicam que
a institucionalização pode criar condições favoráveis à manifestação de distúrbios psicológicos
e ao desenvolvimento de comportamentos antissociais. Apesar do avanço significativo na
concepção do cuidado e das mais diversas formas de proteção, a violência contra crianças e aos
adolescentes não deixou de ocorrer. Neste escopo, este trabalho tem por objetivo realizar o
mapeamento das habilidades sociais de crianças e adolescentes vítimas de violência que vivem
em situação de acolhimento institucional. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre
estudos na área da infância e adolescência; habilidades sociais; os tipos de violências e suas
consequências; além da construção histórica de instituições acolhedoras. Foi aplicado o
Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica
para Crianças (Formulário Criança e Formulário Pais), com a participação de 12
crianças/adolescentes de 06 a 13 anos, acolhidos nos municípios de Seropédica, Itaguaí,
Paracambi e Mesquita, no ano de 2017, além da participação de 05 cuidadores que tiveram mais
de 2 meses de contato direto com o institucionalizado. Os resultados obtidos, segundo os
cuidadores, apontam os seguintes resultados: na classificação geral de habilidades sociais
91,7% estavam abaixo da média, sendo o campo civilidade (91,7% abaixo da média) e
autocontrole (75% abaixo da média) que mais se destacam. Na percepção das
crianças/adolescentes, a classificação geral de habilidades sociais: 41,7% estavam abaixo da
média, contudo, 41,7% também apresentaram classificação bom. Autocontrole/civilidade foi a
habilidade que mais se destacou abaixo da média (50%). Este resultado indica que, para lidarem
com as adversidades ocasionadas pela violência que sofreram e consequentemente com o
acolhimento institucional, desenvolver um repertório elaborado de habilidades sociais pode ser
considerado como fator de proteção contra os problemas ocasionados pela violência para
crianças e adolescentes acolhidos, pois é um indicador de ajustamento psicossocial, de
desenvolvimento saudável e de qualidade de vida, além de ser um preditor significativo de
competência acadêmica.